segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Biopiscinas - Uma união de lazer, beleza e equilíbrio ecológico


Em tempos quando se fala tanto de proteção e cuidados com o meio-ambiente, não podíamos deixar de falar no nosso blog, das piscinas ecológicas. 

As piscinas ecológicas, também chamadas de biopiscinas são similares às piscinas comuns, com água doce em seu interior. Mas utilizam um sistema de limpeza e filtro naturais (plantas, peixes) ao invés de produtos químicos. Sua construção mantém uma parede que divide a área de uso da área de regeneração, onde as impurezas e os nutrientes são decompostos por plantas e microorganismos.

O sistema funciona em circuito privado. Uma bomba transporta a água da piscina de banho para a piscina de regeneração, onde as impurezas são filtradas pela ação natural das plantas aquáticas, dos microorganismos e da microfauna. A água purificada retorna depois na área consagrada ao banho, sem precisar receber  aditivos químicos como o cloro.

Como o nome indica, as biopiscinas são verdadeiros ecossistemas aquáticos em pequena escala, em que as pessoas podem nadar sem receio. Foram desenvolvidas a partir dos anos 90 na Europa (principalmente Áustria e Alemanha), onde vêm sistematicamente substituíndo as piscinas convencionais.
Como a qualidade da água é mantida por um sistema de circulação de água e de filtragem por meio de plantas aquáticas e ou bio-oxigenadores, a piscina passa a ser também um ponto não só de beleza e contemplação, mas também um local de vida em profusão, um jardim onde se pode nadar. E, em tempos de cuidados com o precioso líquido vital do planeta Terra, a ecopiscina passa a ser vista também como uma reserva extra de água para a residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. É muito importante para nós, saber a sua opinião sobre o nosso blog.