terça-feira, 28 de junho de 2011

Você sabe calcular o volume de uma piscina?










Calcular a área e o volume de uma piscina é fundamental para saber principalmente qual é a quantidade correta de produtos que deve ser aplicada para mantê-la tratada, entre outras coisas, como dimensionar a potência da bomba e do aquecedor, caso precise aquecê-la. Dependendo do formato da sua piscina, calcular o volume dela pode ser uma operação muito fácil. Especialmente se a profundidade não variar. Entretanto, formatos regulares compostos e profundidades variadas exigem um cálculo um pouco mais complexo. Em primeiro lugar é preciso calcular a área da piscina, depois é só multiplicar esse valor pela profundidade média dela. Para você não ter que ficar relembrando aquela terrível aula de matemática, consideramos os formatos mais comuns, e indicamos como é feito o cálculo da área nos seguintes casos:

• Área de Piscina Quadrada – Multiplicar lado por lado

• Área de Piscina Retangular - Multiplicar a largura pelo comprimento

• Área de Piscina Trapezoidal – Multiplicar a média das bases pela altura.

• Área de Piscinas Circulares – Diâmetro multiplicado pelo diâmetro, multiplicado pela constante 0,785.

• Área de Piscinas Ovais – Multiplicar o diâmetro menor pelo diâmetro maior e multiplicar por 0,785.


Depois disso é só multiplicar o valor da área pela profundidade média de sua piscina e pronto! Caso a sua piscina tenha um formato diferente, veja quantos formatos regulares cabem dentro dela e faça o cálculo somando as áreas e os volumes das partes que compõem a sua forma. Um bom exemplo para isso é a piscina de formato Oval Oblonga. Seu formato equivale a um círculo (dividido em duas partes, uma de cada lado) mais um quadrado. Vale lembrar também que um metro cúbico é equivalente a 100 litros!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mega Piscinas. Você sabe qual é a maior piscina do mundo e qual é a mais profunda? Fique por dentro dessa curiosidade.

Certas pessoas são realmente diferenciadas e ousadas. É o caso do Belga John Beernaerts, um especialista em mergulho que idealizou um brinquedinho para os amantes do esporte. Uma piscina de 33 metros de profundidade, com cavernas e sete pontos de observação, além de uma complexa estrutura. A água, proveniente de uma fonte, não utiliza cloro e para encher o tanque foram necessários 2,5 milhões de litros de água. Nemo 33 fica na Bélgica perto de Bruxelas e serve não só para dar aulas de mergulho, como para simples e pura diversão e até rodagem de filmes.

A nemo 33 só perde em profundidade para a piscina descoberta de San Alfonso del Mar, que reserva uma área funda, com 2 metros de profundidade a mais que a Nemo 33. 

San Afonso del Mar é um resort que fica no Chile, onde está a maior piscina do mundo. De acordo com o Guinness Book, ela tem 1 quilômetro de extensão e 80.000 metros quadrados. Só como referência, o volume de água dessa piscina consegue encher cerca de 6 mil piscinas comuns de quintal. Essa beleza custou 1,5 bilhões de dólares para ser construída e consome 4 milhões de dólares por ano em manutenção. O mais curioso é que essa monstruosidade está a alguns metros do Oceano Pacífico, de frente para o mar. Imagine só quantos piscineiros são necessários para deixá-la cristalina!





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Se sua piscina é de VINIL, atenção com os produtos químicos!

Imagine a sua piscina novinha, você acabou de construir, a família toda curtindo e de repente, aparece aquela mancha horrível, acabando totalmente com a beleza da piscina. Será a qualidade do vinil? Muito provavelmente não. O que pode ser então? A resposta na maioria das vezes é a má utilização de produtos químicos. Muita quantidade e falta de critério no uso, podem além de não tratar a água adequadamente e assim prejudicar a saúde dos usuários, pode também doer no bolso. Aqui vão algumas dicas: Não use aspiradores de rodas, verifique sempre o rótulo dos produtos químicos para ter certeza se podem ser usados em piscinas de vinil, cloro sempre diluído e dentro dos limites, caso contrário, sua piscina desbotará, não deixe folhas e outros objetos por muito tempo no fundo da piscina, pois causam manchas e por final, evite óleos e bronzeadores, pois criam manchas nas bordas e mantenha sempre o Ph neutro.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Piscina leitosa, cinza, verde, marrom e preta. O que está acontecendo em cada uma das situações?

O colorido na piscina só é bem vindo quando é provocado pela iluminação da mesma, que se resulta num efeito muito interessante ao usar o meio líquido como meio de propagação da luz.
Acontece que na verdade, nenhuma técnica de iluminação decorativa funciona bem quando a água da sua piscina não está bem tratada. Nesse caso, o efeito das cores não esconde de jeito nenhum aquele aspecto ruim, de piscina mal tratada, leitosa, cinza, verde ou marrom avermelhada.

Saiba aqui o que pode estar acontecendo em cada uma destas situações:

Água leitosa ou acinzentada
O pH da água está elevado ou contém material em suspensão.

Água Cor de terra
Material em suspensão, quantidade de matéria inorgânica (argila, poeira,etc.).

Água esverdeada
É o caso de água turva e de cor esverdeada, paredes e fundo escorregadio.
É causada pela presença de algas trazidas pela chuva ou pelo vento ou sem tratamento por muito tempo.

Água marrom avermelhada ou preta
Piscina com presença de metais na água. Para saber se a água contém metal, realize o seguinte teste: em um balde com a água a ser tratada, adicione uma colher de cloro granulado e misture bem. Espere uma hora. Caso haja reação química, ou seja, a água escurecer, então a água possui um nível de metais e será necessário tratá-la antes de realizar qualquer outro tipo de procedimento.