quarta-feira, 30 de março de 2011

POR QUE MANTER O PH EQUILIBRADO É TÃO IMPORTANTE?

Um dos parâmetros para manter uma piscina tratada é o índice do Ph. Para quem não sabe, o PH é a Potência de Hidrogênio, ou seja, é a medida (0 a 14) da concentração de íons de hidrogênio na água, que nos indica se a água está Ácida(pH baixo, inferior a 7) ou Básica (pH alto, superior a 7).

Apesar de ser neutro, o pH 7,0 deve ser evitado, pois favorece a corrosão dos equipamentos da piscina. Se pensarmos que o nosso sangue tem pH próximo de 7,5 e a lágrima que lava e lubrifica tão perfeitamente nossos olhos, tem pH em torno de 7,4, não é difícil imaginar qual deve ser o pH ideal para uma piscina: entre 7,2 e 7,8. 

Acontece que a ocorrência de chuvas, a proliferação de algas, dejetos de nadadores e produtos utilizados na manutenção e limpeza das piscinas alteram esse valor, elevando ou diminuindo o pH das piscinas ao longo do tempo. Para fazer um teste, é necessário um estojo próprio ou uma amostra da água deve ser levada para um especialista.

Irritação nos olhos e mucosas, perda de sanitizante por evaporação acelerada e corrosão dos equipamentos são consequentes de um pH abaixo de 7,2. O pH acima de 7,8 também causa irritação aos olhos e além disso, resseca os cabelos, reduz a eficácia da desinfecção, pode causar turvação na água e provoca incrustações nos equipamentos.

Existem produtos específicos para regular o pH da água. São os redutores e elevadores de pH. Você encontra em lojas especializadas. Se você tiver dificuldade ou alguma dúvida em relação ao assunto a equipe do Mundo das Piscinas está sempre pronta para atendê-lo. E lembre-se, antes de ajustar o pH, é necessário corrigir a alcalinidade da água.

Seu comentário é muito importante para nós.
Até a próxima, com muito Tchibum!!!